Casa do Telhado
Feiras e Romarias

Feira Da Ladra

É num ambiente festivo que Vieira do Minho recebe no primeiro Sábado, Domingo e Segunda-feira de Outubro milhares de forasteiros. Quem se deslocar à vila de Vieira do Minho por esses dias deixa-se contagiar pelo frenesim, pela música e pela alegria desta grandiosa festa que já é considerada um marco na região. Do seu programa de actividades constam as chegas de bois, as corridas de cavalos, os concertos, o folclore, as bandas filarmónicas, as concertinas, o cortejo etnográfico, o espectáculo de pirotecnia, entre outras actividades agrícolas, lúdicas e comerciais. A sua designação, segundo reza a lenda, deve-se ao uso da “ladra”, um pau rachado na extremidade, que os romeiros outrora utilizavam para roubar cachos de uvas ao longo dos caminhos que percorriam para chegar à vila de Vieira do Minho.

Feira do Fumeiro

A Feira do Fumeiro é um evento que se realiza no penúltimo fim-de-semana anterior ao Carnaval. A par da comercialização do fumeiro (presunto, chouriças de carne e de sangue, salpicão, alheiras, orelheira, pé de porco, farinhatos, etc.), produtos da terra e artesanato, o certame conta ainda com um vasto programa de actividades e muita animação musical.

Mercado da Castanha

Organizado pela Câmara Municipal de Vieira do Minho, o Mercado da Castanha é um evento que se realiza no fim-de-semana anterior ao 11 de Novembro. Tem por objectivo dar a conhecer as potencialidades económicas da região, valorizar os produtos característicos da época e aproximar quem produz de quem consome, potenciando negócios para os pequenos produtores do concelho. Além da comercialização dos produtos das colheitas de Outono, o certame prevê também muita animação, festa e convívio para a população local e visitantes.

Mercado da Vila

O Mercado da Vila, com realização no verão, é outra aposta da Câmara Municipal na divulgação dos produtos tradicionais locais com forte incidência no artesanato e produtos da terra/agrícolas.

Outras Romarias

O Verão, em Vieira do Minho, é sinónimo de romarias populares em honra dos padroeiros. De destacar são as festas de:

  • - Nossa Senhora da Fé – Cantelães – 1º Domingo de Junho
  • - Nossa Senhora da Orada – Pinheiro – 3º Domingo de Junho
  • - Nossa Senhora da Lapa – Soutelo – 2º Domingo de Julho
  • - Nossa Senhora da Conceição – Vieira do Minho – 15 de Agosto.

Festas e Romarias em Rossas:

S. Brás (15 de Agosto)

Sagrado Coração de Jesus (último domingo de Agosto)

S. Frutuoso (domingo próximo de 17 de Abril)