Casa do Telhado
Rossas

A FREGUESIA DE ROSSAS tem também inúmeros pontos de interesse, entre os quais se destacam:

- Museu da Mota Antiga: único em Portugal, este Museu é um espaço de paixão e esforço que vale a pena assinalar. Aqui o visitante tem garantido o espanto e a história, quer pela dimensão dos objectos expostos, quer pelas narrativas que cada um deles deixa adivinhar, maravilhando o olhar e provocando a surpresa pelo estado de conservação em que se apresentam, testemunho da dedicação do coleccionador

- Conjunto Hidráulico é constituído por um moinho, um lagar de azeite, um lagar de vinho, uma serra hidráulica e engenho de linho. É um excelente exemplar das antigas e tradicionais estruturas pré-industriais que recorriam à força da água como energia motriz. Foi recentemente restaurado e insere a Rota do Património Industrial do Vale Ave.

- Alminhas: encontram-se em quase todos os lugares desta freguesia, constituindo interessantes exemplares etnográficos, que devem ser preservados para o nosso património.

- Cascata da Candosa.

- Albufeira do Ermal: um local de lazer por excelência, é um lago de montanha com praia fluvial, onde está implantada uma pista de Teleski (única no país), possibilitando a prática de ski aquático e wakebord. Esta albufeira de águas aprazíveis, límpidas e cristalinas – que faz não só a delícia dos mais aventureiros, mas também dos mais sossegados – foi uma das 21 finalistas das 7 Maravilhas de Portugal (na categoria de Praias de Albufeiras e Lagoas), cujo espelho de água pode ser contemplado em aprazíveis passeios de canoa, kayak e gaivotas.

- Nascente do rio Ave (em Agra), entre muitos outros imóveis e pontos de interesse turístico, sugeridos pelo Turismo de Vieira do Minho.